A CARNEIRO WINES é uma adega familiar situada na região dos Vinhos Verdes, em Basto. Com Alberto à frente das vinhas e Cristiana ao leme da enologia, esta família de viticultores está motivada para criar vinhos de grande qualidade, com as uvas produzidas nas suas terras, que são cuidadas com toda a dedicação.
100% dos nossos vinhos são VEGAN FRIENDLY e estamos empenhados em ter uma VINHA SUSTENTÁVEL.
Terra. O terroir. O ponto gps. De onde somos. Onde estamos. Para nós, a nossa terra é Basto. Mais precisamente Atei, a menina dos olhos da Senhora da Graça, banhada pelo Tâmega. Terra fértil, verde, apesar de ser “de trás-os-montes”, com mais vinhas que gente. Terra de interior, de gente orgulhosa, vaidosa das suas origens. Vivemos cá, mas humildemente, temos consciência que somos os dois, eu e o Alberto, fragmentos deste granito amarelo da serra do Alvão. E que somos abençoados por viver aqui.
A sub-região de Basto é a mais interior da Região dos Vinhos Verdes encontrando-se a uma altitude média elevada, estando por isso resguardada dos ventos marítimos. O solo é maioritariamente granítico, terroir perfeito para vinhos minerais. O clima é mais agreste, Inverno frio e muito chuvoso e o Verão bastante quente e seco, favorecendo a maioria das castas brancas, especialmente o Alvarinho, Loureiro, Arinto e Azal. A beleza desta zona rural é só comparável com o incrível rio Tâmega, que ladeia todas as nossas vinhas.
A feliz coincidência de ser o sitio perfeito para cultivar as uvas ideais para o vinho verde que queremos fazer.
Para fazer bom vinho é só preciso ter boas uvas.
E nós temos as melhores: Atei era terra de gado, milho e bom vinho. E essa sabedoria empírica, ganha ao longo dos tempos, não se perde. Só se aperfeiçoa, com as novas técnicas, equipamentos e muita motivação desta família e da equipa que os acompanha desde o início.
Assim, e com a introdução de novas castas brancas, a par do reforço de encepamento das castas tradicionais, cuidadas ao pormenor por todos, permite-nos criar vinhos intensamente frescos mas muito diferentes entre si: o Alvarinho é considerada por muitos a mais nobre casta branca portuguesa; o Azal é uma das castas brancas mais raras em Portugal, e que encontra em Basto o seu perfeito Terroir, o Arinto que é cultivado na nossa região há décadas como blend natural para o Azal; e o Loureiro com as suas características florais intensas fazem de cada um dos vinhos um bouquet perfeito.
Para poder assegurar uma qualidade exemplar e sempre constante, tanto as vinhas como a adega são da CARNEIRO WINES, que assim, pode supervisionar da uva ao copo.
Para nós, família, é onde estamos, a nossa casa, as nossas origens. A história da nossa família confunde-se com a estória de Basto, sempre de par em par, há seculos. Ora, a geração anterior, com outras ambições, desligou-se da terra mas nunca de Atei. Eu e o meu marido, com os nossos filhos, fizemos o caminho inverso de voltar às origens. Voltar a Basto. Voltar às vinhas e ao vinho.
Se nos tivessem perguntado há uns anos onde estaríamos agora, duvido que a resposta fosse “em Atei a criar vinho” mas assim são os desígnios do destino a funcionar. Ambos com formação muito diferente da agricultura, somos agora vitivinicultores de corpo e alma. Alberto está encarregue das vinhas. Cristiana gere a adega. Mas ambos são os entusiastas por detrás da CARNEIRO WINES.
Conheça todos os vinhos produzidos pela CARNEIRO WINES, as suas características, castas, vinificação, sugestões gastronómicas, entre outras particularidades.